sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O LIXO QUE VIRA LUXO: APRENDENDO A RECICLAR

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28575
DICAS DO PORTAL DO PROFESSOR
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1) Conhecer maneiras diferentes de coletar o lixo.
2) Conscientizar-se da importância da coleta seletiva do lixo para o reaproveitamento dos resíduos.
3) Conhecer o trabalho de indústrias de reciclagem de lixo.
4) Experimentar a prática de reciclagem na escola.
Duração das atividades
Três ou mais aulas de uma hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios
Estratégias e recursos da aula
 
 

ATIVIDADE 1: 

1º momento: Professor/a, inicie a aula convidando os/as alunos/as para se sentarem em círculo e ouvirem a história:  
"O caminho para o Vale Perdido" de Patrícia Engel Secco

Imagem disponível em:
http://picasaweb.google.com/marcyafernandez/OCaminhoParaOValePerdido#5264834437188118082
2º Momento: Explore a história com os/as alunos/as a partir das seguintes questões:
1) O que vocês acharam dessa história? 2) Quem era Rodolfo? 3) Onde Rodolfo morava? 4) Como era esse lugar? 5) O que mais o incomodava no lugar onde morava? 6) Em que o Vale Verde se transformou? Por quê? 7) Na sua percepção, o que deveria ser feito para o Vale de Lágrimas voltar a ser Vale Verde?
3º Momento: Propor aos alunos/as o "Jogo das Curiosidades"
Como jogar:
1ª etapa: Disponibilize uma caixa fechada contendo algumas perguntas. Sugestões de perguntas:
Quais os tipos de lixo que existem?
O que pode e deve ser feito com o lixo produzido?
O que é reciclar?
Quais são os materiais que podem ser reciclados?
2ª etapa: Disponibilize no chão algumas fichas contendo informações. Sugestões de fichas:
  • "Existem diversos tipos de lixo, como o  industrial, o hospitalar e o urbano".
  • "O lixo urbano é todo o lixo produzido nas casas, lojas, clubes, restaurantes e hotéis".
  • "É muito mais fácil produzir lixo do que se livrar dele".
  • "Algumas formas de destinação do lixo são: aterros sanitários, incineradores e reciclagem".
  • "Nos aterros sanitários e nos incineradores, o lixo é tratado de maneira correta, evitando assim impactos negativos ao meio ambiente".
  • "Outra solução razoável para o lixo é a reciclagem. Reciclar significa reaproveitar materiais usados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos".
  • "Muitos materiais podem ser reciclados, como, por exemplo, os metais, os plásticos, os vidros, os papéis e a matéria orgânica".
(Informações Extraídas do Livro: O caminho para o Vale Perdido.)
3ª etapa: Coloque uma música e peça aos/às alunos/as que passem a caixa de mão em mão. Quando a música for interrompida, o/a aluno/a deverá pegar uma ficha na caixa, ler a pergunta e procurar a resposta para a mesma.
4º Momento: Professor/a, reflita sobre as informações contidas no jogo, procurando esclarecer as dúvidas e sensibilizar os/as alunos/as sobre a responsabilidade de cada um nos cuidados referentes à redução, reutilização e reciclagem do lixo. Sugere-se que a turma se divida em grupos de cinco para produzir cartazes com as informações discutidas nessa aula, enriquecendo com outros recursos e ilustrações.

ATIVIDADE 2:

1º Momento: Convide os/as alunos/as para se sentarem em círculo e ouvirem a música : "Não jogue lixo no chão"-Vital Farias, disponível no CD Emcantar:

Imagem disponível em:
http://www.amusicaquevemdeminas.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=824&Itemid=87
Esse Cd é composto por belas canções referentes à preservação da natureza e do ser humano.
Professor/a você poderá também exibir o seguinte vídeo aos/as alunos/as "Não jogue lixo no chão-2008", disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=nDD6RFSJY58

2º momento: Solicite aos/às alunos/as que, a partir do conteúdo da aula, elejam uma música para elaborarem uma paródia buscando sensibilizar para a importância da reciclagem do lixo como forma de preservação da natureza e qualidade de vida dos seres humanos.Oriente os/as alunos/as a pesquisarem sobre a coleta seletiva do lixo para abordar essa questão nas paródias criadas por eles/as. Você poderá propor um concurso de paródias com o tema "Reciclagem", ampliando a proposta para outras turmas ou para a escola como um todo, caso haja interesse de outros professores em trabalhar essa temática. Para exemplificar, apresente aos/às alunos/as o vídeo disponível no seguinte endereço: http://recicle.zip.net/


Professor/a, sugere-se a leitura dos seguintes materiais para auxiliar na construção das letras para as paródias:
"Coleta seletiva", disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coleta_seletiva
"Educação ambiental e coleta seletiva do lixo", disponível em:
http://www.cenedcursos.com.br/educacao-ambiental-e-coleta-seletiva-do-lixo.html
"Coleta seletiva", disponível em:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/coleta-seletiva.php
 3º Momento: Agendar uma data para que os/as alunos/as apresentem as paródias aos/às colegas em sala de aula e posteriormente em evento aberto à toda escola.

ATIVIDADE 3

1º Momento: Convide os/as alunos/as para assistirem ao vídeo "Reciclagem com garrafas PET", disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=SqH06mSzq2c&feature=related

2º Momento: Pergunte aos/as alunos/as se eles/as conheciam a infinidade de objetos que se pode criar com garrafas PET. Proponha uma "Oficina de reciclagem".
3º Momento: Divida a turma em sub-grupos de até três alunos e disponibilize à eles garrafas PET  para que construam "potes organizadores" ou outros objetos com os mesmos. Caso seja possível, faça contato com um artesão ou professor de artes de sua escola que trabalhe com artesanato e reciclagem. Professor/a, se preferir, acesse os endereços abaixo e  você encontrará algumas sugestões para a realização da atividade.
Como reciclar garrafas PET, disponível em:
http://www.revistaartesanato.com.br/reciclagem/como-reciclar-garrafas-pet-otimas-ideias/08
Setor reciclagem, disponível em:
http://www.setorreciclagem.com.br/index.php?subaction=showfull&id=1200767615&archive=&start_from=&ucat=3&  
Faz fácil- o site que ensina a fazer, disponível em:
http://www.fazfacil.com.br/artesanato/reciclados.html
4º Momento: Organize uma exposição dos trabalhos produzidos pelos/as alunos/as, incentivando-os a propagar essa ideia entre os colegas, no meio familiar e em diferentes espaços que frequenta.

ATIVIDADE 4

1º Momento: Professor/a, é importante que você faça uma pesquisa sobre a existência de prováveis Usinas de Reciclagem em sua cidade ou região. Entre em contato com as mesmas para agendar uma atividade de campo com os/as alunos/as.
2º Momento: "Atividade de Campo: Visita à usina de reciclagem". Orientar os/as alunos/as a observarem como se dá o processo de reciclagem de materiais e anotar as principais dúvidas para serem feitas aos responsáveis ao final da visitação.
3º Momento: De volta à escola, divida a turma em sub-grupos e proponha a eles/as a construção de "Folders de Reciclagem" para divulgação na escola e comunidade. Disponibilize materiais diversos, dentre eles: papéis (de preferência reciclados), canetas, revistas para recorte, tesoura, dentre outros. Oriente os/as alunos/as a fazerem um apanhado de todas as informações obtidas ao longo das aulas para selecionar algumas que serão inseridas no folder. Caso seja possível, os/as alunos/as poderão realizar esse trabalho no laboratório de informática com orientação do professor.
Sugestão de Folder disponível em:
http://www.cenargen.embrapa.br/folders.html
Ao entrar no site, insira a palavra-chave "reciclagem de lixo" no item "BUSCAR" e você encontrará o arquivo abaixo em PDF.

  
4º momento: Orientar os/as alunos/as a distribuírem os folders na escola e em seu bairro procurando fazer a conscientização da população sobre os benefícios da reciclagem para o meio ambiente e para a saúde da população. É importante que os/as alunos/as estejam bastante esclarecidos sobre todas as contribuições da reciclagem, como por exemplo: redução dos níveis de poluição ambiental (solo, água e ar), redução do desperdício de recursos naturais, economia de energia, melhoria na qualidade de vida da população, manutenção da cidade limpa, dentre outras vantagens.
Recursos Complementares
Professor/a, para enriquecer sua aula, você poderá utilizar uma variedade de recursos disponíveis no Portal do Professor que tratam sobre o assunto. Acesse alguns deles pelos endereços abaixo:
Longa Vida, disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29674
Garrafas PET, disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19676
De onde vem o vidro?, disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=833
De onde vem o plástico?, disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=820
De onde vem o papel?, disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=815 
Avaliação
Professor/a, observe o envolvimento e participação dos/das alunos/as nas reflexões em aula, na atividade de campo, durante a experimentação da reciclagem na escola e nos diferentes momentos de pesquisa e discussão sobre o tema. Identifique se eles/as se sensibilizaram sobre a importância da coleta seletiva do lixo para o reaproveitamento dos resíduos. Por fim, pergunte a eles/as se foi possível compreender os benefícios da reciclagem do lixo para a preservação da natureza e para a saúde dos seres humanos.      

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário